5/02/2007

FIELD DAY 1º DE MAIO RIO DX GROUP

Realmente Fantástico!!
Fantático, a única palavra que me vem à cabeça quando defino a operação do RIO DX GROUP no dia 1º de maio de 2007, para vocês entenderem o que passamos, um pouco das emoções sentidas segue um Breve relato.
O planejamento desta operação teste começou logo após a última operação ocorrida em Janeiro deste ano no Restaurante nas nuvens (veja na matéria abaixo), quando percebemos que o local apesar de ser fantástico para o sul do Brasil e também São Paulo, não tinha abertura para as outras regiões, podando as nossas possibilidades e fechando nossos horizontes. Diante destes problemas resolvemos procurar um novo local para a operação do CB 144, apesar de muitas opiniões contrárias mesmo dentro do grupo saímos em campo. O local tinha que ser alto, com abertura para MG e ES, além das que já tínhamos e ter fácil acesso. Resolvemos dar uma incursão na área do Cindacta 2 para reconhecimento, porém não conseguimos nem entrar ....... frustrados com o fracasso, estávamos retornando para Petrópolis quando observei este Centro de Convenções do Vale das Hortênsias, e pensei, acredito que aqui deva ter um mirante ou coisa parecida vamos entrar para conhecer? missão perdida mesmo porque não? Para não alongar muito, fechamos contato com o Sr. Arthur que muito gentilmente nos apresentou as instalações do bonito centro, e toda a sua estrutura que realmente é muito boa para qualquer evento. E para nossa surpresa (nem tanto!) um mirante, alias dois mirantes! Aproximadamente a 300m da estrutura do hotel o 1º mirante e a 700m, BINNNNNGOOO! 2º mirante, local com abertura de 330º a 1510m de altitude quase perfeito para nossa operação, faltando somente efetivar os testes de campo para ver as dificuldades logísticas. Assim foi fechado contato com o Gerente do Centro de Convenções do Vale das Hortênsias, Sr. Gilvan que prontamente nos atendeu sendo muito educado e solicito as nossas necessidades, e mostrando ser uma pessoa muito inteligente, com visão da grandiosidade do Radioamadorismo e percepção da sua grande penetração!
Chegando à proximidade da data do evento, escolhida a mais ou menos uns dois meses atrás, quando muitos colegas radioamadores anunciaram suas intenções de praticar um VHF FIEL DAY no dia 1º de maio, começamos a efetivamente correr com todo o material logístico, para que tivéssemos o menor quantidade de problemas possíveis. Janiques PU1MEG providenciou o Grupo Gerador com toda a parafernália necessária para sustentação dos equipamentos operarem a plena carga rendendo os 100w possíveis, lembrando que tínhamos um dilema o material tinha que ser confiável e ao mesmo tempo leve para que a subida dos 700m de caminhada com uma inclinação bem aguda fosse transposta sem o sacrifício físico muito intenso, e nosso mentor de alimentação resolveu usar um gerador pequeno leve de 15 kg e colocar em flutuação uma fonte e uma bateria para dar estabilidade necessária, utilizando o gerador para alimentar a fonte/carregador de bateria, sistema que funcionou perfeitamente nas 6 horas de teste sem nenhuma falha. Ai é que a equipe começa realmente a funcionar, apesar de toda a conversa etc. quando chegamos ao morro diante das dificuldades e que o grupo começa a separar os homens dos meninos e a se agregar mais, o pessoal automaticamente começou a desenvolver funções que não tinham sido determinadas mais simplesmente necessárias como a montagem da barraca, capitaneada pelo Felipe PY1NB, a documentação com fotos pelo Marcelo PY1RY, assim como a presteza na montagem da antena do PU1TNT Felipe e do Miguel PY1LO.
Começamos a montar o sistema irradiante e os equipamentos, a antena utilizada foi um DK7ZB ( http://www.mydarc.de/dk7zb ) de 10 elementos adaptado o projeto por mim PY1ZV e confeccionado também pelo professor pardal PU1MEG o Janicão,levantamos ela a somente três metros de altura e o “nosso rotor a feijão”.
Vamos agora ao que interessa, montado o sistema de alimentação, e a Barraca (iglu para 6 pessoas da Capri), entramos no ar exatamente às 10h28min, (1 1/2 hora atrasados!) e já escutamos o pessoal do JAPY no Pico da Bandeira em contato com o J Marcio PY4OG, e daí em diante foi um frisson só, todo o pessoal queria operar e fazer os contatos empolgados pela possibilidade real e para alguns não vista ainda, a felicidade era geral pelo contato com o PY2ZX/PP1, experiente meu amigo Flavio foi pacientemente atendendo um a um, e eu observando via as feições de felicidade de cada componente do grupo, vendo o trabalho realizado gerando frutos. Já poderíamos desmontar e descer o morro pois todos já estariam satisfeitos, mais, ainda era 10:30hs e isso realmente era só o começo, em seguida veio logo um pile-up daqueles de colocar BS7H com inveja, Estações de São Paulo chamando freneticamente, a nossa parte de rigidez para a disciplina foi atropelada pela euforia da realização de um feito, aquela mesma euforia que quando um atacante faz o gol da vitória retira a camisa indiciplinarmente e joga para a torcida na comemoração, e foi um tal de deixa eu falar com ele também, deixa eu marcar com esse, etc e tal, como a condução dos contatos estavam fluindo e era “só” um field-day por que não?
E as horas foram passando, literalmente passando, enquanto o pile-up não parava, chegava MG, RJ, ES, PR, SC, realmente nos sentimos na Europa aonde o VHF é levado a sério, e os contatos continuaram em seqüência alucinante para o VHF, infelizmente o tempo começa a apertar e deveríamos nos retirar do local conforme acordado com a direção.
Concluindo toda esta atividade só vem a criar um marco, um divisor de águas, entre antes e depois do ano de 2007, o ano aonde o VHF-DX ressuscita no Brasil com qualidade, com operações multímodos, polarizações acertadas, a nível de 1º mundo, equipes com grande qualidade técnica e operacional, um dia realmente sem igual !!!
Agradeço aos colegas contatados, as equipes co-irmãs do JAPY DX GROUP, GRUPO DARDO DE VHF, AFFR e aos componentes do RIO DX GROUP que participaram direta e indiretamente na programação, planejamento e execução deste field-day, e lembro que estaremos do mesmo local com toda a artilharia e equipe completa operando a ZW1TT no CB 144 2007, convoco a todos os colegas que experimentem o VHF-DX, saia da mesmice, e venha operar colocar em prática tudo o que sabe ou aprender o que não sabe, ativar seu espirito de equipe ou explorar todas as possibilidades de sua estação e nada melhor do que um concurso aonde a capacidade técnica, ética e operacional do operador e da estação são colocados a prova.
Participe do CB144 2007 e sinta na veia o pulsar da emoção!

EQUIPE
CARLINHOS

SETUP DA ESTAÇÃO
ICOM IC-275 VHF ALL MODE
YAGI 10 ELEMENTOS 6M BOOM DK7ZB (HOME MADE)
GERADOR TOYAMA+ FONTE MONTEL+ BATERIA

PY1ZV
Rio DX Group

Comments:
Otimo relato! Parabéns a todos pela operação e boa sorte no CB144 2007!

Parabéns amigos do RIO DX GROUP pela fantástica operação e por colocar PY1 em destaque no VHF nacional. Boa sorte no CB144. 73 Peter PP5XX / PY5CC

Valeu Luc e Peter obrigado pela visita e pela força sempre presente em vc´s radioamadores de 1º linha!!